Escalas Artificiais As escalas artificiais são de dois tipos: Cromáticas Alteradas As escalas cromáticas, por sua vez, dividem-se em: Cromática Clássica - Maior, Menor, Mozartiana Cromática Atual Cromática Atonal Cromática Enarmônica Em P2 o estudo será limitado as escalas Cromáticas Clássicas Maiores e Menores. Escala Artificial Cromática: É a escala formada pela sequência de doze notas (e não mais sete) que guardam entre si o intervalo de um semitom. A oitava passa, então, a ser dividida em 12 semitons. -- A formação da escala cromática Maior do período clássico se dá da seguinte forma: 1o São mantidas as setes notas da Escala Diatônica. Ex: ãíl ~yzçéáèúyêk ãíl ìì ~zçéáèúyzêk 2o As notas intermediárias cromáticas terão seus acidentes(ì ou ê) definidos da seguinte forma: aquela nota alterada deverá fazer parte de um dos tons vizinhos da escala (diatônica) a que pertencem. Ex: sol m--- Sol M--- mi m do m--- Do M--- la m fa m--- Fá M--- ré m (homônimas) la m---La M---faì m ré m---Ré M---si m solm---SolM---mi m (homônimas) Então formaremos as escalas cromáticas de Do M e Ré M, observando essas informações: Do 1o Primeiro armo as notas da escala diatônica de Do Maior. ãíl ~y z ç é á è ú yêk 2o Em seguida, escrevo as notas cromáticas alterando as notas diatônicas para cima na escala ascendente, com exceção do 6o grau, que não é elevado, mas sim, o 7o grau abaixado, poi a nota laì não pertence aos tons vizinho de Do M. ãíl ~nìôoìùpqìïrìüsêwâtnêk 3o Armadas as notas diatônocas de Do M descendente, ãíl ]y ú è á é ç z yêk 4o Escrevo as cromáticas descendentes abaixando as respectivas diatônicas,com exceção de 5o grau, que não é abaixado, mas elevando o 4o grau, pois o Sol ê não pertence aos tons vizinhos de Do M. ãíl ]ntêwsêõrìïâqpêàoêùnêk Resumindo: Na formação da escala cromática maior, escrevo as notas diatônicas ascendentes e descendentes. Em seguida, altero para cima as notas diatônicas (excetuando-se o 6o grau) na escala ascendente e alterando para baixo as mesmas notas (excetuando-se o 5o grau). Resumindo: Escala cromática Maior: -ascendente: alteram-se as notas para cima- exceto o 6o grau. -descendente: alteram-se as notas para baixo - exceto o 5o grau. Exercício 1 Observando-se essas informações, formaremos juntos a escala cromática de Ré M (não esqueçamos dos acidentes da armadura): Ascendente: 1o -------- 2o -------- Descendente: 3o ------- 4o -------- Para certificar-se ãíl ~nìôoìùpcqìïrìüsêwâtcnctêwsêõrìïâqcpêàoêùnêk ãíl ìì ~oìùpìàìqcrìüsìõtâôìncocnâôtêwsìürcqâïpêàoêk A formação da Escala Clássica Menor se dá da seguinte forma: 1O escrevo as notas diatônicas da escala menor (lembrar-se da armadura); 2O altero para cima as notas diatônicas na escala ascendente, excetuando-se o 2o grau. Na escala descendente também altero para cima as mesmas notas diatônicas, excetuando o 2o grau. Assim obteremos as notas cromáticas da escala. Vejamos: la m cromática: ãíl _sêwtcnìôoìùpcqìïrìüsìüârìïâqcpìùâoìôântêwsêk mi m----Sol M la m----Do M re m----Fa M Resumindo: Escala Clássica menor: ascendente e descendente: altero as notas diatônicas para cima, exceto o 2o grau. Exercício 2 Forme a escala cromática clássica menor de: Ré m ãíl ''''''''''''''''''''''''''''''''' Em casa Forme as escalas clássicas de (vale 0,2 na prova bimestral): a) Fá M ãíl '''''''''''''''''' b) Sol M ãíl ''''''''''''''''' c) mi m ãíl '''''''''''''''''' d) si m ãíl '''''''''''''''''' e) La M ãíl '''''''''''''''''' f) fa ì m ãíl '''''''''''''''' ]]ii Transposição de Tonalidades Transposição: É o ato de conduzir uma nota, intervalo, escala, melodia etc para um, dois ou mais tons (ou semiton) abaixo ou acima de onde se encontram.